quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quando me chamam de evangélica...

Me dá até um frio na espinha, rs. Esse adjetivo sempre me remete à cólicas ou náuseas ou algo nesse sentido. Eu sei que pode parecer incoerente, mas na verdade faz todo o sentido do mundo.
Ser evangélico nada mais é do que pertencer a uma denominação religiosa cujo livro guia das pregações é a Bíblia. Ok, até aí, confere com uma parcela da minha vida.
Vou à igreja, faço minhas orações, leio a Bíblia, mas não paro nisso. Boa parte dos religiosos param por aí, isso quando muito estendem suas leituras bíblicas porta fora de suas instituições religiosas. Eu não. Eu e os demais que decidiram praticar uma fé viva no Deus vivo. Ficou ainda mais confuso?

Bíblia aberta em cima da mesa não muda a vida de ninguém

Vamos esclarecer, o que é fé viva? O que é Deus vivo? Deus não é um só?

Fé viva: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2:26). 
Sempre que leio esse versículo lembro de uma dominação que eu fazia parte há alguns anos, quando tentava achar respostas, lá o pastor do grupo jovem o pregava dizendo que essas obras eram obras de caridade. Sempre caio na gargalhada. Mas na real é triste gente! O apóstolo Tiago, gloriosamente dirigido pelo Espírito Santo, quer dizer que fé sem ATITUDES é morta. E um corpo morto não serve para mais nada né?! De que vale você dizer que crê em Deus e vive reclamando da vida? Diz crêr na Bíblia mas faz tudo que ela diz para não fazer? Diz que ama a Deus mas não o obedece. Isso é fé viva é a fé praticante.

Deus vivo: "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." (Êxodo 3:14)
Esse foi um dos primeiros trechos da bíblia que eu li e sou apaixonada por ele pois deixa bem claro a natureza de Deus. Ele é o que Ele é, pronto e acabou. Não comporta discussão de opinião, achismos humanos, ciências e pesquisas baratas. Ele é o que é e nós temos é que obedecer. <3 Ele não é um deus de barro, pedra ou metal. Não é um totem ou um ídolo, é um espírito (inteligência), vivo e grandioso. Ah como eu me empolgo relendo esse versículo! Rs. Ah sim, Ele é um só, mas o Homem adora inventar maneiras de chegar até Ele. Claro, maneiras fáceis que o permitam viver de acordo com seu bel prazer. Desculpa, não vai rolar. Só há um caminho: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)

Bom, mas aí você me diz, o evangélico acredita em Jesus. Sim acredita. Mas acreditar é algo tão primário né?! Quero ver é VIVER essa fé.
Manter o bom caráter, rasgar o seu "eu" para fazer a vontade d'Ele. Nem sempre isso é fácil, não estou dizendo isso, mas pelo menos tem que haver esforço. Quer aprender a identificar um evangélico de uma pessoa de fé?

Evangélico
Se inebria com emoções momentâneas, adora uma música gospel, quanto mais chororô e mais sentimento melhor. Na minha antiga denominação o pastor, um bom homem, gostava dele até, mas muito equivocadamente, pregava aos prantos com a Bíblia em mãos. As pregações terminavam com a canção mais triste do mundo que sempre falava de coração. Eu saia de lá com os olhos inchados de tanto chorar e minha vida lá fora continuava a mesma desgraceira de sempre. =D

De Fé
Usa o racícionio e ainda que seu coração não queira fazer uma coisa ele faz, contrariando os seus quereres em prol de fazer a coisa certa. Lê a Bíblia e põe em prática ao invés de se emocionar com as mensagens. Por por em prática tem direito às promessas feitas por Deus e tem a consciência limpa (não por mérito próprio, mas por meio da fé). Hinos e louvores que exaltam a magnitude de Deus são ouvidos no lugar das emocionantes músicas góspeis (que na minha opinião em nada se diferem de um pagode româtico, aliás, acho mais honesto ouvir um bom Exalta ou Sorriso Maroto e se embriagar nessas emoções do que naquelas forjadamente chamadas de louvores e adorações).

Evangélico
É hipócrita. Chora um rio na igreja, se emociona com a pregação, mas sai de lá vazio. Volta a praticar as mesmas obras quando sai da sua instituição. Eu falo porque já fui assim, choravaaaaa, mas continuava mentindo, me prostituíndo, mau caráter.... crente que tava abafando, trocadilhos à parte haha.

De fé
Mata diáriamente sua carne, se esforça para obedecer e manter a integridade. Obviamente por amor a um Deus que ele conhece intimamente.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Qual era a aparência de Jesus?

                            
Taí, boa pergunta....

Muitos tentam reproduzi-lo, porém até hoje ninguém sabe verdadeiramente como era o rosto de Jesus. Negro, branco, gordo, magro, alto ou baixo. A grande babilônia, tenta há bastante tempo vender um Jesus loiro de olhos azuis, corpo atlético e porte europeu com alguma finalidade (provavelmente escusa, como tudo que pratica). Mas, de acordo com a Bíblia, podemos ter a certeza de que bonito ele não era.

"e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.

E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.

Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."  (Isaías 53:2-12)

O espírito de idolatria que paira sobre nossa sociedade vem, há algum tempo, tentando emplacar a adoração ao suposto lençol que envolveu o corpo do Senhor Jesus. De acordo com essa crença, o rosto do Senhor apareceu nesse pedaço de pano. Balela! Se Deus afirmou, através do autor "Mas o justo viverá da fé;" (Hebreus 10:30) a troco do que Ele ficaria mandando sinais baratos como esse? Sem contar que o rosto impresso é a cara de todos os artífices construídos pelas mãos do homem para representar Jesus, algo totalmente herege por sinal: 

"Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?

Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum. " (Habacuque 2:18-19)

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Deixem os mortos sepultarem os seus mortos





Ah como eu gosto de desmitificar crendices! Apesar de ter curtido à beça esse feriado baseado em doutrinas estranhas e sem qualquer fundamento, tenho que admitir que prestar culto aos mortos é totalmente inútil. Obviamente, para quem crê na veracidade de Bíblia, para quem não crê, pode até ser que tenha algum sentido. Mas verdade seja dita: acreditando ou não, a sua reza não servirá de nada para o seu parente morto. Não há conexão entre mundo dos vivos e mundo dos mortos:

“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” (Lucas 16:19-31)

Só para constar: o rico foi para o inferno porque o seu coração estava no dinheiro. Pobreza ou riqueza nada tem a ver com salvação.  E claro, a nossa escolha é feita em vida. As nossas atitudes aqui é que determinam onde passaremos a eternidade. 
Sem falar que o Deus, criador dos céus e da Terra, o único Deus verdadeiro, não é Deus de mortos e sim de vivos:
“Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos." (Mateus 22:32)

E, também não curte muito esse papo de ficar chorando por quem já morreu...
Não choreis o morto, nem o lastimeis; chorai abundantemente aquele que sai, porque nunca mais tornará nem verá a terra onde nasceu.” (Jeremias 22:10).

E, para segui-lo, precisamos tirar o coração de quem já se foi:
“E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.” (Mateus 8:21-22).

No próximo 2 de novembro não vá a um cemitério, aproveite para descansar. Fica a dica. 

*Desculpem-me a dureza das palavras, mas tem coisas que relmente não podem ser expressadas com doçura. E é como diz vovó: "O que arde cura e o que aperta segura!" 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Bíblia é machista? Parte I


A falsa igreja de Cristo, descrita no livro de Apocalipse, foi responsável por disseminar pensamentos deturpados em relação à doutrina cristã. Mulheres sofreram séculos atrás de séculos sendo consideradas um ser secundário diante de Deus e dos homens, pautadas por interpretações diabólicas e mentirosas.
Eu poderia usar diversas passagens para provar que Deus não criou a mulher com propósito de ser um mero objeto para o homem. Elegi algumas para exemplificar. 

Só o homem é imagem e semelhança de Deus?
"E criou Deus o homem a sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27).

Observe que nesse versículo, em que é dito que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança há uma conclusão após os dois pontos: "homem e mulher os criou". O que se entende? A meu ver, acredito que no ver de pessoas inteligentes, o primeiro 'homem' da frase é sinônimo de Humanidade. O segundo sim, é a figura do sexo masculino. Há justamente as duas orações para que as pessoas pudessem entender que Deus criou homem e mulher a sua imagem e semelhança, não somente o homem. 

Fomos criadas para quê?
"E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Gênesis 2:18).

Deus não disse "vou criar uma escrava sexual, uma empregadinha, um ser inferior a você", Ele criou uma Ajudadora (segundo o dicionário "Que ou aquele que ajuda"). Quem ajuda, sambemos que compartilha das mesmas ações ou pratica algo que facilite as ações de outro (Ajudar - Contribuir para que outrem faça alguma coisa. Favorecer; facilitar).

Mulher burra e objeto?
"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos." (Provérbios 14:1).

Olhem que coisa gloriosa. Deus chama as mulheres a usarem o seu intelecto a fim de edificar (Construir, fundar, induzir ao bem e à virtude, sentir-se induzido ao bem e à virtudefonte)
 a sua casa. E a mulher tola, aquela que não raciocina, derriba com suas próprias mãos. Ora, ser burra só serve para destruir tudo que se constrói com tanta dificuldade. E por mais sólidas que sejam suas obras, sua tolice vai derrubar tudo!

Submissão x subserviência 
"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;" (Efésios 5:22).

Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, afirma nessa passagem que as mulheres devem (o verbo está no imperativo) se sujeitar aos seus maridos, bem como elas se sujeitam ao Senhor, nosso Deus. Sujeitar é obedecer, sacrificar sua própria vontade para fazer a de outrem. Mas a condição aqui é clara, sujeite-se ao marido, como se sujeita a Deus. Deus pede coisas absurdas? Tudo que ele pede é para o nosso bem, ou seja, a mulher só deve obedecer ao seu marido se aquilo for para o bem. Apanhar, ser traída, subjugada, humilhada, servil não é ser submissa aos olhos de Deus, é ser tola e subserviente. Só quem usa o raciocínio é capaz de compreender. 

E, logo abaixo desse versículo o apóstolo exorta: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25).

Entendemos que o amor bíblico não é apenas um sentimento, mas uma entrega total e sacrificial (não à toa, Paulo o associa ao sacrifício de Cristo). Logo, o homem também deve sobrepujar suas vontades e convicções em prol do amor a sua mulher. Ficou claro? Se ainda não,  vale frisar: 

"Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja." (Efésios 5:28-29).


O homem é o cabeça da casa?
"Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo."(1 Coríntios 11:3).

Sabemos que o casamento é uma instituição, onde cada um tem o seu papel. Assim como numa empresa, ou corporação, é preciso uma distribuição de tarefas para que tudo funcione bem. Porém, isso não quer dizer que um não pode ajudar o outro em determinada ação. As funções não são engessadas. Usemos a cabeça!

Esse versículo pode ser visto como polêmico se observado com maus olhos, mas vamos procurar entender o que  o apóstolo Paulo pregou à igreja de Corinto. Ele diz que Cristo é a cabeça do homem certo? Para depois dizer que o homem é cabeça da mulher. Ora, a mulher só pode se sujeitar a esse marido se ele se sujeita a Cristo. Um homem que se sujeita ao Senhor Jesus com certeza vai amá-la acima de si mesmo. Jamais será infiel, a vai agredir ou não será aberto as opiniões de sua mulher. E veja que ele faz questão de dizer que Deus é o cabeça do Senhor Jesus. As mulheres são comparadas ao Senhor, cujo nome é maior do que todo nome


Vou continuar esse post falando das grandes mulheres bíblicas. Fortes, determinadas e inteligentes, fazem cair por terra essa papo de mulherzinha servil apregoado pela falsa igreja do Senhor.

"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." (2 Coríntios 3:6).

terça-feira, 26 de junho de 2012

O terço - jogo dos 7 erros


De antemão, peço desculpas aqueles que "rezam" para Deus usando o terço. Isso não é uma crítica pessoal, apenas uma tentativa de abrir os olhos (com base bíblica) dos espiritualmente cegos. Se você crê na Bíblia não pode crer que a reza com o terço agrada a Deus, agora se você não crê, pode até ser que sua prática tenha algum sentido. Vou mostrar porque.

1. Jesus crucificado - Jesus Cristo está vivo, não pregado numa cruz. Representá-lo dessa forma é uma heresia. "Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia." (Mateus 28:6)

2. Orações repetidas - "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos." (Mateus 6:7). Quando Jesus ensinou a oração do Pai Nosso, ele quis deixar um modelo de oração, uma forma correta de se achegar a Deus. Mas sem sinceridade, pode ser a oração mais rebuscada do universo que será apenas vã repetição, como o Senhor colocou.

3. Ave Maria - Quem ressuscitou e ascendeu aos céus foi Jesus e não Maria. Além disso, "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6). Só se chega ao Pai através do Senhor Jesus.

4. Origem herege - "Segundo uma tradição a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1206 quando a Virgem Maria apareceu a São Domingos Gusmão e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados." (Texto do Winkipédia). Nada que diz respeito a Deus deve ser pautado através de aparições após o fechamento da palavra de Deus. A última grande revelação do Senhor foi o livro de Apocalipse a João. Falar em visões, sobretudo de Maria, que morreu e não ressuscitou (ainda), é algo contrário à Palavra de Deus.

5. Origem pagã - Também chamado de Rosário, o terço é mais um item herdado do sincretismo. Culturas pagãs prestavam culto aos seus deuses com uma espécie de colar parecido com o terço. Com continhas e tudo. E os novos cristãos romanos adotaram o rosário (após a aparição, aff, da 'Maria') como forma de culto. Até hoje religiões não cristãs, adoradoras de outros deuses utilizam objetos parecidos: 

Terço hinduísta
Rosário Budista
Rosário Wicca


6. Idolatria - O Senhor é bem claro a essa questão: "Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus." (Levítico 19:4). Esse Jesus crucificado nada mais é do que um ídolo construído pela mão de um homem. "Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses." (Salmos 97:7)

7. Sinal da cruz - Esse costume religioso não tem fundamento bíblico algum. A cruz representa o amor de Deus para com o homem e vice versa e o amor do homem para com o seu próximo. Representá-la com gestos ou coisas do tipo não tem valor.  A cruz tem valor quando a tomamos como sacrifício diário, negando nossa vontade por amor ao Senhor e por amor ao nosso próximo.

O terror da religião


"religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." (Tiago 1:27)
Há tempos tenho o desejo de escrever sobre o polêmico tema religião. A palavra tem origem no latim e sua raiz remete a religar. Ora, se está religando é porque em algum momento uma aliança foi desligada.
Até aí, bem verdade. A questão é: é possível usar diversas formas de 'link' para se conectar a Deus? Qualquer culto ou prática que esteja de acordo com o seu gosto pode religá-lo ao Senhor?
A definição de religião no dicionário é esta: "culto prestado à divindade." Mas que tipo de divindade seria essa?
Há quem creia em diversos deuses, entidades, forças espirituais, seres de luz, mártires, ídolos e há até quem não creia em absolutamente nada. A nossa sociedade se diz monoteísta, o que na realidade não faz nenhum sentido. Dizem crer num único Deus, mas cada um presta culto a Ele da maneira que lhe convém. Sendo que: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).
Ora, como crer em Jesus e ao mesmo tempo buscar intercessão de ídolos, imagens, Maria, entidades, enfim, o que quer que seja. Só há intercessão ao Deus pai através do Filho, Jesus.
Se qualquer religião alcançasse Deus não haveria necessidade de Jesus morrer na cruz.
Pense bem, era só acender uma vela e estava tudo certo.
A aliança entre Humanidade e Divindade foi quebrada através do pecado da desobediência. E, ela só é restaurada através da crença ativa no Senhor Jesus.
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9:23). Negar-se a si mesmo é dizer não a sua própria vontade ou como disse Tiago no versículo acima do texto, guardar-se da corrupção do mundo. Tomar sua cruz é sacrificar-se todo dia (a haste vertical é o amor para com Deus e a horizontal, o amor para com o próximo, nada tem a ver com karma, sofrimento, enfim...) e segui-lo representa uma noção de continuidade, de caminhada. O servir a Jesus deve ser dia após dia, até o fim.
Religião alguma pode restaurar a aliança perdida (sequer a evangélica), porque religião é prestar culto e hábitos, costumes religiosos não o levam a Deus, agora aceitar o sacrifício de Jesus e exercer a sua Santa vontade, aí sim.

Deem uma lidinha nessa história aqui 'católicos e evangélicos não vão pro céu'. Exemplifica bem o que eu estou falando.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Sexta-feira Santa e a Páscoa em pratos limpos

Essas tradições babilônicas me irritam profundamente. Esse negócio de não comer carne, de trocar ovos, olha,  não têm nada a ver com Jesus. É duma teologia esquizofrênica, porque primam pela incoerência e por práticas antibíblicas. Vou explicar em partes porque é tudo tão emaranhado que é difícil de esclarecer e de entender.  Vamo lá.

A origem da Páscoa
Biblicamente falando, a Páscoa é uma celebração do povo hebreu. 


"E falou o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, no ano segundo da sua saída da terra do Egito, no primeiro mês, dizendo: Celebrem os filhos de Israel a páscoa a seu tempo determinado. No dia catorze deste mês, pela tarde, a seu tempo determinado a celebrareis; segundo todos os seus estatutos, e segundo todos os seus ritos, a celebrareis. Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que celebrassem a páscoa. Então celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês, pela tarde, no deserto de Sinai; conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel." (Números 9:1-5).


Eles comemoravam o livramento de Deus do povo hebreu de uma das sete pragas do Egito, a morte dos primogênitos. “Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse." (Hebreus 11:28).

Até poderíamos relacionar esse fato com o Cristianismo, já que a morte e ressurreição de Cristo serve para nos libertar da praga do pecado e da condenação da morte (obviamente para aqueles que creem, não é automático).

Daí você me pergunta: mas e os ovos? e o coelhinho? Aff gente! Olha só, essa coisa de troca de ovos é de origem pagã (Nada contra o paganismo, mas o culto a outros deuses que não o Deus de Israel, criador do Céus e da Terra, Pai, Filho e Espírito Santo é algo incoerente a crença cristã - "Não terás outros deuses diante de mim." - Deuteronômio 5:7).

Dêem uma olhadinha nesse texto do Winkipédia: "Ishtar ou Astarte é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada(claro que a versão “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” é bem mais comercialmente interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora” (ou, novamente, o planeta Vênus). É uma deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Shabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara."

Chocante né? E como essas tradições se misturaram ao cristianismo? Nossa querida e amada, só que não, Grande Babilônia e suas grandes conquistas (na Idade Média era dona de 1/3 da Europa) absorveu práticas de diversos povos para poder se fazer de amigona e expandir o seu poder. Jesus nessa história era o menos importante.

A Sexta-feira Santa
A origem dessa comemoração também é exclusivamente babilônica. O verdadeiro cristão comemora a ressurreição de Cristo e não sua morte, afinal morrer qualquer um morre, até bactérias morrerem. Até aí nada de extraordinário. O fato de não comer carne também não tem o menor fundamento bíblico. O que Jesus pede em "comemoração" a sua morte e ressurreição é a realização da santa ceia. 


"E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim." (Lucas 22:19).


Além do que, o que amaldiçoa o homem não é o que entra em sua boca mais o que sai: "Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15:17-19).


Como uma forma de jejum, o ato de não comer carne até faria algum sentido porque o jejum é instituído por Deus. (diversos versículos falam sobre o jejum, selecionei um para exemplificar - "Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do SENHOR vosso Deus, e clamai ao SENHOR." - Joel 1:14). Mas sabemos que esse jejum não é feito para santificação e sim para o cumprimento de um ritual religioso infundamentado.

Para aqueles que preferem seguir a teologia de concílios e documentos criados pelo homem em vez da palavra de Deus, fica a dica: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." (Apocalipse 22).

domingo, 18 de março de 2012

O pecado e as mazelas do mundo

Fome, guerras, sede, miséria, drogas, mortes, pedofilia, lixo, escassez.. a lista de mazelas que assolam esse mundo são incontáveis. Muita gente se pergunta "aonde está Deus, que não vê tudo isso?". Deus vê tudo isso sim. E tenho certeza que ele sofre. A resposta está numa única palavrinha que separa toda a criação de seu criador: o pecado.
Na sociedade de hoje é absurdo falar em pecado. Não à toa, ela foi deturpada durante séculos pela grande Babilônia - a falsa igreja de Cristo, citada na Bíblia. Desde a Idade Média, quando a Babilônia se tornou poderosa, o pecado foi associado à relação sexual, somente. Mas NÃO. Pecado não é o sexo, apenas, pura e simplesmente. O PECADO é a transgressão à uma determinada lei. É como uma infração, como avançar o sinal vermelho, só que a desobediência nesse caso, é quanto às leis de Deus. Isso não significa dizer que as desgraças dessa Terra são um "castigo divino", causado pelas transgressões humanas. O que acontece é que Deus é santo e um santo não pode habitar num ambiente impuro. A podridão desse mundo impede a ação do Divino por aqui.
Como poderemos cobrar algo do Senhor, sendo nós, senhores de nós mesmos? Fazendo nossas próprias vontades? Deus não é garçom, e sim, nós somos servos. Essa é a diferença.
Mas como saber o que é pecado? Através da Bíblia, conhecemos todas as atitudes que desagradam a Deus.
Posso listar algumas, muito características de nossa sociedade:
1. Adorar a outros deuses/idolatria - os da mitologia, os orientais, os ídolos de barro e madeira, a fama, a beleza, si mesmo. Praticamente tudo hoje em dia ocupa uma posição de deus, menos o Deus verdadeiro, o Deus de Israel.
2. A prostituição - nesse caso, o sexo é pecado. A prostituição é o sexo em troca de qualquer coisa: dinheiro, prazer momentâneo, status...
3. Embriagues- beber não é ilícito, mas embriagar-se desagrada a Deus. Nisso inclua se entorpecer.
4. Roubo, homicídios, ódio, facções, dissenções - esses são clássicos, aliás, são vistos como os únicos pecados (ouço muitos falarem: "Sou uma boa pessoa, não mato, não roubo, não faço mal a ninguém.. saiba que isso não é suficiente meu caro).
5. Infidelidade - temos que ser fiéis a Deus. Provamos nossa fidelidade, também, através do dízimo. A Bíblia é clara quanto a isso:  “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.” (Malaquias 3:8-9)
6. Negar Cristo como filho de Deus e Salvador da humanidade - Jesus derramou seu sangue justamente para que pudéssemos ser perdoados de todas essas transgressões, fomos literalmente comprados. Negá-lo é rejeitar a segunda chance que Deus nos deu, para nos reaproximarmos d'Ele.
7. Blasfêmias - todo mundo blasfema contra Deus, murmura, o culpa pela suas mazelas. Na realidade, falta olhar para si mesmo. Você é o único responsável pela sua desgraça. Volte-se para Deus, faça Sua Santa vontade e observe o milagre.
8. Consulta a espíritos, previsão de futuro e afins - "Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? (Isaías 8:19) e "Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles." (Levítico 20:27)
9. Mentira - essa até uma criança sabe que desagrada a Deus.

A lista é grande, e na realidade, como pecadores sempre vamos errar. O que claro, não é desculpa para insistir no erro. Devemos abandonar as transgressões e buscar fazer a vontade de Deus todos os dias da nossa vida. É na base do sacrifício mesmo, é por aí.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dia de São Sebastião

Eu de fato tenho que agradecer a esse santo. Aliás, não só eu, mas muitos cariocas, já que é feriado no Rio de Janeiro por causa dele. E SÓ por isso. Mesmo antes de conhecer a bíblia, nunca aceitei esse negócio de adoração de imagens. Que sentido há orar para um pedaço de madeira ou gesso? E não é que biblicamente eu tinha respaldo. E nem sabia!
E vou te contar, esse tipo de prática é tão antigo que o profeta Isaías (que é anterior a Cristo em pelo menos 700 anos) já falava dele:

"Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei?
Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos.O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece.O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa.Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela.Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo.Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?Lembra-te destas coisas, ó Jacó, e Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti.Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.Cantai alegres, vós, ó céus, porque o SENHOR o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o SENHOR remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel.Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, e converto em loucura o conhecimento deles;Que confirmo a palavra do seu servo, e cumpro o conselho dos seus mensageiros; que digo a Jerusalém: Tu serás habitada, e às cidades de Judá: Sereis edificadas, e eu levantarei as suas ruínas; "Isaías (44:6-26).

Mas e Sebastião? Sim ele foi um mártir. Foi morto pela fé em Cristo pela própria instituição que hoje em dia o chama de santo(a bíblia também fala disso:

"E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração." Apocalipse 17:6.)

Biblicamente falando, ser santo é ser separado. Não tem nada a ver com milagres já que quem opera o milagre é Deus, através de alguém VIVO e não através de um morto como está Sebastião ("Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. Lucas 20:38).
De acordo com o texto sagrado os mortos, salvos pela fé em cristo, "adormecem" ( o corpo se deteriora, mas a alma fica em repouso) até o dia do juízo, quando herdarão o Reino dos Céus. (Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor -1 Tessalonicenses 4:13-17).

Dessa forma, quem diz crer na Bíblia, crer em Cristo, jamais pode crer em intercessão através de um morto. Quando orar a Deus, fale diretamente com ele, não conte com a ajuda de alguém "adormecido".

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fé é razão


Grandes amigas juram de pés juntos que eu larguei a vida de festas, nights e afins para frequentar uma igreja e ficar "sentindo" uma emoção durante uma ou duas horas e voltar para minha casa e dali há um tempo voltar tudo ao normal. Não! Definitivamente não!
Crer em Deus não é sentir, imaginar, conjecturar ou acreditar em sua existência, apenas. Crer em Deus é ouvir a palavra TESTAR a sua veracidade (sim porque se acreditássemos sem saber se é verdade, para que seguir? Seria burrice!!) e viver a palavra de Deus todos os dias. Resistindo as nossas vontades, fugindo de tudo que é contrário a Deus e cobrando as promessas que ele fez. É simples, mas não há um que possa compreender.
"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2:14
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente
1 Coríntios 2:14
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente
1 Coríntios 2:14
As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1 Coríntios 2:13-14

Começando... do começo

Apesar de ter infinitas ideias para postar aqui, resolvi começar pelo começo. Sim, o  começo de tudo: Gênesis.
Sabe aquela velha história de Adão, Eva e a maçã. Pois bem, ela é tão mitificada, mas tão mitificada que não há quem acredite nela, acho até que nem judeus ou cristãos acreditem mais. Na cultura popular o fruto proibido simboliza relação sexual. Há muito tempo, reforça-se a imagem sexualizada de Adão e Eva nus no paraíso e ainda colocam a serpente no meio para reiterar o quadro. TUDO BOBAGEM! Até porque, o sexo foi criado pelo próprio Deus (é fato que nos dias de hoje está banalizado).
Não sou nenhuma teóloga, mas costumo usar meu racicíonio. Por ser um texto muito antigo, que era passado de geração em geração pelo povo Hebreu, o capítulo de Gênesis usa uma linguagem muito simbólica, não podemos literalizar cem por cento do que está escrito, devemos analisar o simbolismo para entender qual a mensagem passada. Colocando em termos mais claro e atuais, a nudez dos dois significava a pureza, a inocência da criação de Deus. O fruto proíbido (que de maçã não tem nada) símbolizava o conhecimento do bem e do mal (que pertencia somente a Deus) e o fato de não ser bom para comer, significava a obediência e a confiança em  Deus. A serpente é o símbolo do inimigo de Deus (Diabo) que faz de tudo para irritar o Criador, principalmente tentando a sua criação a rebelar-se. E por fim, a tentação não tem nada de sexual, ela é a vontade da nossa alma de se rebelar contra Deus.
Creio que esse cenário simbolize a atual situação do Homem diante de Deus, desobediência e rebeldia, já que sempre preferimos fazer a nossa vontade, ao invés da vontade Divina.