terça-feira, 26 de junho de 2012

O terror da religião


"religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." (Tiago 1:27)
Há tempos tenho o desejo de escrever sobre o polêmico tema religião. A palavra tem origem no latim e sua raiz remete a religar. Ora, se está religando é porque em algum momento uma aliança foi desligada.
Até aí, bem verdade. A questão é: é possível usar diversas formas de 'link' para se conectar a Deus? Qualquer culto ou prática que esteja de acordo com o seu gosto pode religá-lo ao Senhor?
A definição de religião no dicionário é esta: "culto prestado à divindade." Mas que tipo de divindade seria essa?
Há quem creia em diversos deuses, entidades, forças espirituais, seres de luz, mártires, ídolos e há até quem não creia em absolutamente nada. A nossa sociedade se diz monoteísta, o que na realidade não faz nenhum sentido. Dizem crer num único Deus, mas cada um presta culto a Ele da maneira que lhe convém. Sendo que: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).
Ora, como crer em Jesus e ao mesmo tempo buscar intercessão de ídolos, imagens, Maria, entidades, enfim, o que quer que seja. Só há intercessão ao Deus pai através do Filho, Jesus.
Se qualquer religião alcançasse Deus não haveria necessidade de Jesus morrer na cruz.
Pense bem, era só acender uma vela e estava tudo certo.
A aliança entre Humanidade e Divindade foi quebrada através do pecado da desobediência. E, ela só é restaurada através da crença ativa no Senhor Jesus.
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9:23). Negar-se a si mesmo é dizer não a sua própria vontade ou como disse Tiago no versículo acima do texto, guardar-se da corrupção do mundo. Tomar sua cruz é sacrificar-se todo dia (a haste vertical é o amor para com Deus e a horizontal, o amor para com o próximo, nada tem a ver com karma, sofrimento, enfim...) e segui-lo representa uma noção de continuidade, de caminhada. O servir a Jesus deve ser dia após dia, até o fim.
Religião alguma pode restaurar a aliança perdida (sequer a evangélica), porque religião é prestar culto e hábitos, costumes religiosos não o levam a Deus, agora aceitar o sacrifício de Jesus e exercer a sua Santa vontade, aí sim.

Deem uma lidinha nessa história aqui 'católicos e evangélicos não vão pro céu'. Exemplifica bem o que eu estou falando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário