terça-feira, 25 de março de 2014

O segredo para jamais cair na fé




2 Pedro 1:5-11

5 Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; (Reparem que Pedro usa o verbo acrescentar, ou seja, somar, aliar, de forma progressiva fé a virtude e virtude ao conhecimento. Não basta fé, é preciso separar-se da imundícia do mundo -virtude. E não basta se santificar é preciso CONHECIMENTO - logo sabedoria, meditação na Palavra, não adianta ler é preciso se aprofundar - quem tem preguiça de fazer isso está dando um tiro no pé!)

6 ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; (Além de conhecer as Escrituras, é preciso domínio próprio para se vencer, vencer as dificuldades, transpor as opiniões alheias de forma pacifica. Perseverança para ter forças de recomeçar a cada derrota. Tudo isso sem se esquecer da tolerância, com os demais, com os que dizem professar a mesma fé, com aqueles que estão cegos... enfim, ser piedoso não é ser 'bonzinho', mas ser tolerante.)

7 à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. (Pedro lembra, também, que devemos ser fraternos - os defeitos, as dificuldades, as quedas dos nossos irmãos não são motivos para apedrejamento, mas sim, uma oportunidade de fazer uso do amor de irmão que Deus nos deu. O amor bíblico, como sempre digo, não é um amor sentimento, mas um amor SACRIFICIAL. Sacrifique seus achismos e ame a Deus e aos outros; 

8 Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. (Para o efeito desejado, as qualidades precisam ser PROGRESSIVAS. Não vale ser assim hoje e amanhar ser o mesmo, mais ou menos, ou não ser. É de baixo para cima.)

9 Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados. (Quem ignora essas qualidades é classificado por Deus como cego. Assim como os incrédulos são - Lucas 6:39)

10 Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, JAMAIS TROPEÇARÃO, (Não será fácil, mas EMPENHE-SE, ESFORCEM-SE, SACRIFIQUEM!)

11 e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (Muitos esperam que o galardão será dado aqueles que apresentam números a Deus - seja de almas que levou para igreja, seja de tempo de igreja, pelas bençãos conquistadas, mas esses versículos deixam bem claro que não é por aí....)

segunda-feira, 10 de março de 2014

Deus é substantivo masculino

Sim, eu gosto muito de argumentar sobre feminismo e fé cristã. Eu não sei se me classificaria como feminista, já que não me identifico com algumas 'questões' do movimento Feminista (sim, com F maiúsculo), mas com certeza eu defendo veementemente a valorização da mulher e o reconhecimento de seus direitos. Eu fico profundamente revoltada com religiosos (e não religiosos) que se valem do nome de Deus (?) para dizer que somos inferiores ao homem. E, isso vai da costela de Adão à submissão ao marido.


Mas ora, vejam, nada é o que parece. Não é porque os homens que narraram as histórias bíblicas eram machistas, que Deus também é! Outra grande falácia usada para distanciar as mulheres do seu valor diante de Deus é essa balela de que o substantivo eleito para nomear nosso Criador é masculino, e que, logo existiria a necessidade de criarmos 'deusas' para nos valorizarmos. 

Isso é pura questão de linguagem. Em línguas como o inglês por exemplo, não existem substantivos e adjetivos femininos ou masculinos. Pode ser homem ou mulher, ambos são 'beuatiful'. Outro fator importante que devemos observar é que apesar de falarmos "o tênis" não significa que ele seja um homem ou que ele valorize mais aos homens. 

Se você não crê em mim, assista a esse vídeo programa "Estúdio I" da Globo News, a partir do quarto minuto, /http://globotv.globo.com/globo-news/estudio-i/t/todos-os-videos/v/sergio-nogueira-esclarece-a-pronuncia-correta-de-gratuito-e-circuito/3191713/  com o professor Sérgio Nogueira que ele esclarece tecnicamente esse velho mito.