segunda-feira, 10 de março de 2014

Deus é substantivo masculino

Sim, eu gosto muito de argumentar sobre feminismo e fé cristã. Eu não sei se me classificaria como feminista, já que não me identifico com algumas 'questões' do movimento Feminista (sim, com F maiúsculo), mas com certeza eu defendo veementemente a valorização da mulher e o reconhecimento de seus direitos. Eu fico profundamente revoltada com religiosos (e não religiosos) que se valem do nome de Deus (?) para dizer que somos inferiores ao homem. E, isso vai da costela de Adão à submissão ao marido.


Mas ora, vejam, nada é o que parece. Não é porque os homens que narraram as histórias bíblicas eram machistas, que Deus também é! Outra grande falácia usada para distanciar as mulheres do seu valor diante de Deus é essa balela de que o substantivo eleito para nomear nosso Criador é masculino, e que, logo existiria a necessidade de criarmos 'deusas' para nos valorizarmos. 

Isso é pura questão de linguagem. Em línguas como o inglês por exemplo, não existem substantivos e adjetivos femininos ou masculinos. Pode ser homem ou mulher, ambos são 'beuatiful'. Outro fator importante que devemos observar é que apesar de falarmos "o tênis" não significa que ele seja um homem ou que ele valorize mais aos homens. 

Se você não crê em mim, assista a esse vídeo programa "Estúdio I" da Globo News, a partir do quarto minuto, /http://globotv.globo.com/globo-news/estudio-i/t/todos-os-videos/v/sergio-nogueira-esclarece-a-pronuncia-correta-de-gratuito-e-circuito/3191713/  com o professor Sérgio Nogueira que ele esclarece tecnicamente esse velho mito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário