terça-feira, 23 de abril de 2013

Se não funcionar, não adianta!

Em todas as postagens desse blog, você vai encontrar palavras duras, porém, nunca achará críticas pessoais, ou intolerância religiosa. A minha vida toda eu vaguei errante em busca de respostas. O meu intuito em tudo que escrevo é atingir aqueles que como eu, viviam, ou vivem agarrados a doutrinas bem pouco frutíferas. Da vela acesa ao cai cai pelo poder, experimentei um pouco de cada crença, mas continuei sofrendo horrores.


             "Quem crê em mim, como diz a Escritura,do seu interior fluirão rios de água viva." (João 7:37-38)

Desde que me percebi viva, sofri com depressão. Tenho lembranças muito fortes da minha infância e de tudo que eu vivi ao longo desses 26 anos. A memória mais antiga, creio eu, de todo sofrimento que tive, é de chorar copiosamente por conta de um vazio e uma tristeza enorme que eu carregava com apenas quatro ou cinco anos. Parece até mentira. Mas é real. 

Acho que meu sofrimento começou bem antes de eu nascer, já que meu pai e minha mãe sempre tiveram uma vida desgraçada. Minha mãe me conta que quando estava grávida uma tia minha tentou matá-la (águas passadas...). Meu pai completamente ausente nessa época (não por querer, creio que o vazio que ele tinha o fazia andar por aí  afora em completo desespero). Fui batizada na igreja católica, mas me lembro, também, muito pequena, não mais que dois anos, de ser levada a uma casa espírita, (só não sei de qual vertente, mas me lembro de saias que rodavam e de uma senhora que jogou uma água fria na minha cabeça). Cresci deprimida, não dormia no escuro, via vultos, ouvia vozes e tinha pesadelos terríveis. 

Dizem que crianças são felizes por serem inocentes. Eu vivia num abismo profundo, mesmo durante a infância. Meu pai incorporava com espíritos imundos dentro de casa. Fazia trabalhos pesados com ossos, ia ao cemitério fazer oferenda aos espíritos. Tudo isso para ficar rico. Morreu na miséria e doente, acho que deve ter chegado aos 50 kg. Nunca aquilo trouxe nada de bom para ele. Nem para mim ou minha mãe.


Fui crescendo e muitos me julgavam louca. Durante a adolescência flertei com o satanismo, andava de preto e curtia muito desenhar cruzes invertidas na carteira da escola. Chorava quase que diariamente. Acendia incesso, velas, chamava por deuses e deusas pagãos. Quantas vezes olhei pra lua buscando a felicidade que uma tal deusa prometia. Quantos patuás eu carregava na bolsa, para atrair o amor, para atrair sorte. Minha mãe adorava uma figa, banhos de rosas, sal grosso, passava defumador em casa. Quanto mais nos afundávamos nisso, pior era a nossa vida. Já tive épocas de quebrar tudo em casa. Adorava jogar algo na parede. Tinha ódio da minha mãe. Acho que tinha ódio do mundo.


Quanto mais o tempo passava, maior era o sofrimento. Um vazio interior, tinha vezes que eu me sentia no inferno. Vozes falavam o tempo todo "se mata!", "essa sua vida nunca vai mudar, o jeito é morrer!". Sempre diziam que eu era muito negativa. Uma vez, um menino que eu gostava soltou a frase "você é a pessoa mais negativa que eu conheço!". Nossa, aquilo foi um baque pra mim. Mas eu não conseguia mudar. Eu queria, mas parecia que havia algo mais forte. Em 2007, comecei a ouvir uma banda chamada Evanescence. As letras só falam de morte, sangue, escuridão. Foi o que eu encontrei: escuridão. Me sentia mergulhada no mais profundo abismo. Antes de dormir chorava, com medo da morte. Parecia que alguém me sufocava. Era uma angústia tão grande que é impossível descrever em palavras. Associo ao Evanescence e suas letras satânicas porque foi só parar de escutar que essa angústia tão forte deu uma cessada.



Pouco tempo depois me revoltei, comecei a ir numa denominação evangélica por conta própria (minha mãe já tinha ido a outras também, e me levado junto ao longo desses anos, por isso conheço várias... mas não firmamos em nenhuma). A doutrina era chorar sem parar e cair pelo poder. Mas eu já chorava tanto, eu queria era secar minhas lágrimas! Não fiquei. A escuridão continuava. Ia para as noitadas, bebia todas, ficava com qualquer um. Quantas vezes o caminho para casa foram só lágrimas! Minhas amigas sabem o que eu passei, elas estiveram junto. Nunca entenderam nada, claro! Acho que só conhecendo toda a história é que dá para entender. Eu nunca contei sobre minha infância porque também não tinha noção que tudo aquilo tinha ligação.



Reparem a quantidade de religiões que tive ao longo da vida. Nada adiantava. Há uns quatro ou cinco anos minha mãe começou a assistir a programação da madrugada da Igreja Universal. Eu ia afogar minhas mágoas nas noites afora e minha mãe fica vendo os pastores falarem em busca de algum conforto. Mas como só ouvir e não praticar não dá resultado, nada mudou. Até que ela decidiu ir. Engraçado que eu quis ir também, apesar de desiludida com todas as religiões, cri que lá era o lugar. Eu tinha certeza que eu tinha encostos (para quem não conhece a Igreja, acha que só vivemos de sessão descarrego). Foram dois anos e pouco manifestando com espíritos imundos. Eu e minha mãe. Várias vezes ela "voou" de um lado ao outro do átrio da igreja (sendo que minha mãe era de uma igreja batista fazia 3 anos... pois é.). Foi difícil a gente se libertar disso porque a gente não entendia que precisava obedecer a Deus.



Eu vivia à base de calmantes e antidepressivos tarja preta, mesmo dentro da igreja. É por isso que eu digo que ter uma religião não serve para PORCARIA NENHUMA! Se me perguntassem qual era a minha fé eu dizia: "Sou cristã da Universal". E minha vida continuava destruída. Quando desejei morrer de todo o meu coração e me humilhei com o resto de forças que eu tinha para Deus foi que Ele me salvou. Até hoje ninguém entende muito bem porque eu larguei as festas, as bebedeiras, as noites com qualquer um. Muitos tem a plena certeza que eu estou desperdiçando a juventude que ainda me resta. Apesar de estar perto dos 30, me sinto como uma menina. Parece que nasci  há bem pouco tempo (o que não deixa de ser verdade). Nunca mais sofri com visões, depressão, nunca mais desejei morrer. Também não quebro mais nada em casa, nem tomo remédios. 



obediência que traz a vida (eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância -João 10:10), e não os rituais religiosos. Então, você pode bater no peito à vontade para defender sua religião, ou ainda dizer que Jesus é amor que ele aceita tudo. Quem sou eu para criticar. Agora, se você tem o desejo sincero de mudar o seu interior, não tem jeito. Tem que abrir mão, tem que sacrificar. Se a sua fé não funciona, de que ela te adianta? 

O seu santo é forte?

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.


O Meu é mais.




sábado, 13 de abril de 2013

A Bíblia é machista? - parte II

Ok, ok eu demorei muito pra escrever esse post, mas fazer o quê a inspiração vem do alto. Bom, comecei falando de alguns trechos da Bíblia que falam sobre o papel da mulher numa sociedade baseada nos preceitos de Cristo e que comprovam que não há dominante nem dominado, em termos de homem e mulher. Mas a coisa não para por aí. As mulheres da Bíblia são tão sinistras, mas tão sinistras que eu me sinto uma frouxa quando leio suas histórias. Existem muitos exemplos e algumas histórias são longas. Não tem como usar todas. Por isso, vou fazer um resumão de algumas e colocar os capítulos e versículos bíblicos para conferência. Vale explicar que não tem qualquer ordem cronológica ou de importância. 

Escolhi uma soldado vietnamita para ilustrar porque eu acho que tem tudo a ver
Débora - Claro que eu começaria com essa mulher maravilhosa, rs. Justamente por ter o nome dela (e o jeito também, diga-se de passagem) me inspiro muito em sua história. Débora era juíza em Israel, no tempo que não havia rei (Livro de Juízes cap. 4-5). Gente, uma mulher com cargo de liderança em uma sociedade machista como a israelita há pelo menos mil anos antes de Cristo (Bíblia de Estudos e Profecias - Edição Corrigida e Revista - João Ferreira de Almeida). Ela não só tinha um cargo de liderança como tomou a frente do campo de batalha da guerra que acontecia em sua época, porque o responsável pelo exército teve medo e só teve coragem de ir com ela ao seu lado: "E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes."(Juízes 4:9) - cara... Débora era siniiiiiisssstraaaaa. Tirou onda. 

Ester - Minha segunda favorita. Além de ter uma história linda (leia todo o capítulo de Ester, na Bíblia), que provavelmente inspirou muitos contos de fada da Disney e afins, só que ela não era tonta que nem as princesas da Disney, ela era extremamente aguerrida. Judia, vinda de uma família pobre, Ester foi convocada para ser umas das virgens do harém do rei da Pérsia. Uma delas seria rainha, e o resto concubina. Obviamente, ela foi escolhida como rainha. Quando seu povo foi ameaçado por um antissemita, ela arriscou a própria vida indo até o rei, clamar pelo seu povo (quem aparecesse na presença do rei sem ser chamado era condenado a morte). "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci." (Ester 4:16).  Ester sua linda!!!

Raabe - Raabe só de ter existido e ter sido citada na Bíblia  já é a prova que esse puritanismo religioso ocidental "cristão" é uma bela duma palhaçada! Ela era prostituta. SIM, PROSTITUTA. Nem por isso Deus a rejeitou. Antes do povo judeu, liderado por Josué, tomar posse da terra prometida (sim galera a terra prometida não veio facinha, não. Tinha gente morando lá, teve guerra pra tomar posse), alguns espias foram enviados pra lá e Raabe os ajudou, com a promessa que ela e  TODA a sua família seriam poupados da morte. ("E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali." Josué 2:1). Ela cria no Deus de Israel e sabia que  Ele havia dado aquela terra para seu povo (Josué 2:11-12), então, tratou logo de usar sua fé n'Ele, e claro, por conta disso, foi honrada. 

Tamar - A história dela é grande e um pouco confusa (Gênesis 38:6-30). Mas resumindo, ela era nora de Judá, casou com seu filho mais velho que morreu, casou-se com o segundo (naquele tempo era comum o irmão tomar a cunhada como esposa para que ela não ficasse desamparada), que também morreu. Seu sogro não quis dá-la ao terceiro com a desculpa que ele era muito novo (na verdade ele estava achando que a causa da morte dos seus filhos era ela, só que não era culpa dela e sim da má conduta dos filhos dele - vers. 7 e vers. 10). Judá mandou Tamar de volta para casa de seu pai. Gênesis possui histórias extremamente antigas, contemporâneas ao surgimento da humanidade, ser viúva naquela sociedade era desonra, já que a mulher vivia para casa e para o seu marido (isso não é uma imposição bíblica, apenas uma característica da sociedade da época). Tamar que não era boba nem nada, se passou por prostituta e enganou seu sogro. Engravidou dele ele foi forçado a tomá-la como esposa e assim devolver sua honra. Ela não aceitou a imposição de inferioridade imposta pelo seu sogro. Cobrou o que lhe era de direito, não foi passiva e se destacou. 

A mulher cananeia - Essa mulher sem nome, apenas nacionalidade nos traz uma força e um exemplo de ousadia incrível. Ela desafiou o próprio Senhor Jesus, que claro se agradou de sua fé. Com sua filha doente ela foi até Jesus para que Ele a curasse. Ele se negou, pois segundo Ele, tinha vindo para as ovelhas perdidas de Israel (Mateus 15: 22-24). Aí ela foi derrotada pra casa chorando? Ah tá... ahã. Insistiu. Tomou outro fora de Jesus: "Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos." (vers.26). Ela não quis nem saber, retrucou: E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. (vers. 27). Resultado: "Então respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã." (vers.28). Aí os religiosos vão dizer: "Nossa como Jesus era mau!" Acorda gente! A história ficou de exemplo, não ficou? Era essa intenção. Não importa se você é tida como menor (por ser mulher, ser estrangeira, ser o que for), é só usar a força que você tem que a coisa acontece.

Bate-Seba - Bate-Seba era mulher de Urias, soldado de confiança do Rei Davi. Enquanto seu marido estava na guerra, ela o traiu com o rei. Mandou mal, pois é, mas se arrependeu do seu erro, e depois, da morte de Urias (o rei mandou matar ele para ficar com sua mulher - ele também se arrependeu depois), casou-se com o rei e manteve a cabeça erguida. Mas não é dessa história que eu quero falar. Mas sim, de quando já velha, cobrou o direito do seu filho Salomão de ser rei. Um dos filhos do rei Davi tentou dar um golpe de estado e assumir o lugar do pai que estava velho e doente (1 Reis 1: 5-14).  Bate-Seba, que apesar de mulher do rei não tinha o título de rainha, tratou de exigir do rei o cumprimento da promessa de que Salomão é que seria rei (1 Reis 1:15-21). Se nos tempos do Rei Davi as mulheres não tinha voz, essa regra não valia para Bate-Seba. 


*Ps: Não sou feminista, nem machista. Acho que no máximo poderia ser "humanista", rs. Acredito muito no valor do ser humano, acho que não existe superioridade nem de gênero, cor, etnia, classe social, ou afins. Tudo na sociedade (de ontem, de hoje e de amanhã) é construído. O que hoje é poder, amanhã pode ser ruína e vice-versa. Minha intenção com esses textos é mostrar que para Deus, o valor de um homem é exatamente o mesmo do que o de uma mulher. Essa coisa de supremacia masculina é uma construção, uma forma de visão distorcida que ficou ainda mais marcante por conta de n acontecimentos históricos que culminaram na sociedade que vivemos hoje. Só que a intenção original (a Criação) não era essa. 











sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sobre doutrinas estranhas e abominações


Eu sempre fico intrigada quando escuto o termo "religiões cristãs". Eu não entendo bem que tipo de fio condutor é esse capaz de unir diversas doutrinas e denominações. Teoricamente, seria o Cristo, Jesus. Porém, como Ele mesmo disse: "E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" (Lucas 6:46).  Pois é, Senhor, por quê?

Por quê?
                                                         

Trocando em miúdos, muitos dizem ser cristãos, mas agem de acordo com o profeta fulano, pregador beltrano, irmã de oração sicrana.. mas o que o Senhor Jesus diz, ninguém quer seguir. Mesmo com Ele ensinando:

"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura,do seu interior fluirão rios de água viva." (João 7:37-38) - Em outras palavras, a paz, a certeza da salvação, a alegria, a fé, entre outros benefícios da crença em Jesus são advindos da prática das Escrituras (Bíblia) e não da 'profecia', predição de futuro e outras doutrinas estranhas espalhadas por aí. Aliás, toda essa volta que eu dei foi para falar justamente sobre as abominações que ocorrem dentro de muitas igrejas "cristãs". Engraçado que até sobre isso o alerta já foi dado: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" (1 Timóteo 4:1).

Como já mencionado em outros posts e até mesmo no meu perfil, já fui  a muitas denominações evangélicas,  centros espíritas, fui adepta da wicca, cri em santos... enfim, já vi muita coisa por aí (mas até hoje ainda me surpreendo com algumas coisas..). Para quem é total leigo nesse sentido talvez não entenda bem quando eu falo sobre doutrinas estranhas. Em resumo, são práticas tiradas da cabeça de alguém perturbado por espíritos imundos e que ferem totalmente a palavra de Deus, mas ainda assim, os praticantes dessas doutrinas afirmam ser de Jesus. Incoerente né?! Mas infelizmente é uma realidade. Posso citar alguns exemplos (e claro, desmenti-los com a Palavra):

Cair pelo poder - Um famoso pregador americano iniciou essa prática de cair pelo poder do espírito (do diabo, claro, só na mente dele seria o Espírito Santo). A moda se espalhou pelo mundo inteiro e até hoje o povo adora ficar caindo... por quê? O povo quer emoção, se embriagar, sacrificar jamais ("Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" - Jeremias 17:9)! Melhor cair né do que abandonar a amante, a cachaçada, o cigarro.. né não?? 

                                  

Esse vídeo mostra bem... Olha aí o Benny Hin fazendo o povo cair. Dá até para brincar de jogo dos 7 erros, rs. Ele fala que "sente a presença de Deus", "Que vai pedir a Deus para o povo sentir também".. Gente, só Jesus! Aí o povo cai. Tenho alguns versículos especiais para ele:

Sentir? Não meu amigo, pensar! - "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa menteE vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 4:22-24)

Ele vai pedir a Deus? Ah tá, achei que não precisássemos de intercessores - "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).

Quando os discípulos foram batizados com o Espírito Santo, ninguém caiu - "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."(Atos 2:1-4). 

Nesse pacote do 'cai cai' também entra o 'gira gira pelo poder', as dancinhas e coisas afins.

                                    



"Profecias" - Tem igreja evangélica por aí cheia de vidente. A dona chega na maior cara de pau, aponta o dedo pra você e diz: "Irmão, o Senhor tem uma palavra pra você". Agora que "senhor" é esse que eu não sei. 
Cadê sua bola de cristal, irmã??

Cara, tem que ser muito mané mesmo para chamar previsão de futuro de profecia. Será que a galera não reparou que as profecias na Bíblia tem a ver com a primeira e a segunda vinda de Jesus?? Hellooooo. Tudo gira em torno disso. Não tem nenhuma premonição ou visão sobre quem vai casar com quem, se fulano vai abrir uma empresa, conseguir um emprego, ou coisas afins. Aliás, isso é abominação:

"Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti." (Deuteronômio 18:10-12)

Um ótimo segredo pra desmascarar essa galera é olhar pra vida deles. Cheios de doenças, insônia, vícios, a vida deles é um verdadeiro inferno, mas ainda sim sempre têm uma palavra do "senhor" pra alguém. ABRE A BÍBLIA COMPANHEIRO!!!! Leia e pratique. 

"Línguas estranhas" - Quando a pessoa é batizada com o Espírito Santo, sim, ela fala em línguas. Isso é algo sobrenatural, é dom de Deus, como nos versículos supracitados (Atos 2:1-4). Porém, aquela gritaria sem qualquer discernimento, não vem de Deus: "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem." (1 Coríntios 14:39-40). Uma observação sobre esse "profetizar" citado pelo apóstolo Paulo, novamente, não é predição de futuro é tomar uma atitude, uma decisão baseada na Palavra de Deus, em outras palavras, usar a fé. 

"Idolatria" - Idolatria na igreja evangélica? É meu amigo... a parada tá séria, seríssima. O povo que caiu pelo poder no vídeo acima está sendo idólatra. Como? Esqueceu das Escrituras e seguiu a um homem. Quantas e quantas denominações têm o nome do "apóstolo tal", "missionário não sei quem", "pastor fulano, o abençoado" e por aí vai  em seus letreiros? O que falar dos cantores gospeis? Quantas vezes eu já não ouvi "vou lá naquela igreja porque a cantora fulaninha é de lá". SO-COR-RO!!!!!!!!!!!!! Eu pertenço a uma denominação cristã, mas não há qualquer foto do líder na minha casa, nem sequer seu nome no letreiro da igreja. Graças a Deus. Apenas do meu único Senhor, o Senhor Jesus. "Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores" (1 Timóteo 6:15).


Ministério de Louvor e Adoração: Existe uma corrente no meio evangélico chamada ministério de louvor e adoração. Em suma, é formar uma bandinha ou algo assim e propagar a palavra de Deus através da música. Ok, se fosse literalmente isso seria uma maravilha. Mas normalmente a Palavra de Deus é trocada por palavras vindas do coração corrupto e enganador (Jeremias 19:9). Vamos esmiuçar para assim poder usar a cabeça. 

Definições:

Ministério - Ofício, cargo ou função. 
Louvor - Glorificação. 
Adoração - Prestar culto, amor profundo, admiração.

Então, um Ministério de Louvor e Adoração dentro de uma igreja cristã seria a função de Glorificar a Deus, prestar culto, render amor e admiração a Ele. Pois bem. Veja abaixo algumas letras e pense bem se existe alguma adoração nisso:


Com imagens da infância, comecei a chorar/ Caí na caixa das lembranças/ Lembrei do Teu olhar/ Enchi meus olhos de esperança/ Comecei a cantar /Entrei de vez naquela dança/ Pra nunca mais voltar/ Cura-me em minhas lembranças/ Cura o meu altar/ Cura-me, sou Tua criança/ Cura-me, cura-me, cura-me/ Cura-me, Senhor Jesus/Cura-me, cura-me, cura-me / Cura-me, Senhor Jesus

Hoje a noite foi fria / O vento tentou me levar/ Angústia me feriu/ A dor mais forte do que eu/ Tentou calar a minha voz /Tentou roubar Tua canção /E sufocar adoração /Que é só pra Ti e mais ninguém/ Eu só queria levantar/ As minhas mãos e Te adorar /Deixar a lágrima rolar/Deixar a lágrima rolar

Coração Corrupto!





Só Emoção! Novamente, eu repito, a conversão se dá na mente (Efésios 2: 22-24), usando a inteligência e não sentindo coisas ali ou coisas aqui. O sentimento é parceiro do inferno. Quem sente, não pensa. Quem segue o coração, quebra a cara. Louvor é louvor, emoção é emoção. Se for pra ouvir  e cantar letras como essa, melhor escutar um honesto pagode, ou uma sincera canção romântica. Pelo menos você tem a certeza de estar alimentando a alma (sentimentos) e não o espírito (inteligência).