terça-feira, 11 de junho de 2013

Parece fé, mas não é

A grande fraqueza do Homem é o bendito do sentimento. Não à toa, a corrupção entrou no mundo através dele:
"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." Gênesis 3:6



Se pararmos para observar, o funcionamento da sociedade é todo baseado nisso: compramos coisas desnecessárias, mas que agradam nossos olhos, SENTIMENTO; os filmes, novelas e entretenimento em geral se sustentam com a reação do telespectador, SENTIMENTO, as músicas têm que tocar bem fundo na alma, se não, não fazem sucesso, olha o SENTIMENTO aí de novo. Tudo é feito de maneira a atingir em cheio o sentimento humano.

Na Igreja Cristã não tem sido diferente. É um tal de "estou sentindo a presença de Deus" pra cá, "a emoção foi muito forte" pra lá. As músicas então... só falam de amor. Agora falar de justiça, fé, sacrifício... olha tá difícil viu. Algumas até são contrárias à Palavra, mas por dar aquele arrepio, aquela emoção boa, o povo canta sem parar... Tudo isso me revolta muito. É injusto sermos atingidos justamente na nossa maior fraqueza. Falando em injustiça, quem é o pai dela mesmo? Pois é, quando você dá vazão aos seus sentimentos está sendo conivente à rede de injustiças que rege esse mundo.

"Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?" Jeremias 23:26

Durante a faculdade, tive um professor excelente que sempre dizia "saber dói". Certíssimo. Eu ainda acrescentaria "usar o conhecimento dói mais ainda!". Eis a razão da fé emotiva ser a praga que tomou conta da Igreja dos últimos dias. Ninguém quer pensar. Ninguém quer refletir. Querem SENTIR. É do ser humano sentir, porém, essa é só mais uma das características que devemos sacrificar no Altar (não se sacrifica a mentira, a prostituição, a inveja e todo tipo de corrupção?).

"Mas será que temos que virar uma pedra de gelo e não sentir mais nada?!" Essa é uma pergunta clássica de quem está com a razão atrofiada. Ninguém solta fogos durante um velório né? Então, cada coisa tem sua hora e lugar. Existe o momento de sentir e existe o momento de pensar. A fé não pode ser sentida, tem que ser praticada, já o amor por um familiar, ou a dor de uma perda, esses sim são para ser sentidos. O sentimento nunca pode ser o seu guia, mas sim, algo secundário. Se está triste, passe por cima disso e faça o que tem que fazer. Está feliz? Não vá para o mundo da lua e fique perdido por lá. É justamente assim. Antes de tomar uma decisão, verifique se a mesma está em concordância com a vontade de Deus (Palavra). Antes de sair por aí cantarolando uma música, pense se ela é sentimental ou te leva à fé. Vou dar um exemplo:

1 - "Nenhuma condenação há, para quem está em Ti Jesus, cuja vida coberta está pelo sangue que verteu na cruz (...)" - Na hora das dúvidas e das acusações, uma música assim te faz lembrar que todos os seus pecados já foram perdoados.

2 - "Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas (...)" - Ajudou em que mesmo? Ah, tá, a sentir...

Outra coisa que tenho visto, que sinceramente é puro sentimento, é achar que fazendo a obra, Deus vai cuidar da sua vida. De onde tiraram isso? O que é da sua responsabilidade, não há como transferir para Deus. Cuide de si para só assim ter condições de cuidar dos outros: "E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?" Lucas 6:9. Pense bem antes de sair por aí pregando algo que você sequer entendeu.  Medite duas, três vezes, ou quantas forem necessárias numa passagem bíblica. Dê um chega pra lá na preguiça mental e tenha vida com abundância.

Ah, se você reconhece que tem sido sentimental e quer sacrificar sua fé emotiva e passar a usar a razão, arrependa-se agora mesmo e fale com Deus, aí, aonde você está. E seja racional! ;) 

"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência." Jeremias 3:15