quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quando me chamam de evangélica...

Me dá até um frio na espinha, rs. Esse adjetivo sempre me remete à cólicas ou náuseas ou algo nesse sentido. Eu sei que pode parecer incoerente, mas na verdade faz todo o sentido do mundo.
Ser evangélico nada mais é do que pertencer a uma denominação religiosa cujo livro guia das pregações é a Bíblia. Ok, até aí, confere com uma parcela da minha vida.
Vou à igreja, faço minhas orações, leio a Bíblia, mas não paro nisso. Boa parte dos religiosos param por aí, isso quando muito estendem suas leituras bíblicas porta fora de suas instituições religiosas. Eu não. Eu e os demais que decidiram praticar uma fé viva no Deus vivo. Ficou ainda mais confuso?

Bíblia aberta em cima da mesa não muda a vida de ninguém

Vamos esclarecer, o que é fé viva? O que é Deus vivo? Deus não é um só?

Fé viva: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2:26). 
Sempre que leio esse versículo lembro de uma dominação que eu fazia parte há alguns anos, quando tentava achar respostas, lá o pastor do grupo jovem o pregava dizendo que essas obras eram obras de caridade. Sempre caio na gargalhada. Mas na real é triste gente! O apóstolo Tiago, gloriosamente dirigido pelo Espírito Santo, quer dizer que fé sem ATITUDES é morta. E um corpo morto não serve para mais nada né?! De que vale você dizer que crê em Deus e vive reclamando da vida? Diz crêr na Bíblia mas faz tudo que ela diz para não fazer? Diz que ama a Deus mas não o obedece. Isso é fé viva é a fé praticante.

Deus vivo: "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." (Êxodo 3:14)
Esse foi um dos primeiros trechos da bíblia que eu li e sou apaixonada por ele pois deixa bem claro a natureza de Deus. Ele é o que Ele é, pronto e acabou. Não comporta discussão de opinião, achismos humanos, ciências e pesquisas baratas. Ele é o que é e nós temos é que obedecer. <3 Ele não é um deus de barro, pedra ou metal. Não é um totem ou um ídolo, é um espírito (inteligência), vivo e grandioso. Ah como eu me empolgo relendo esse versículo! Rs. Ah sim, Ele é um só, mas o Homem adora inventar maneiras de chegar até Ele. Claro, maneiras fáceis que o permitam viver de acordo com seu bel prazer. Desculpa, não vai rolar. Só há um caminho: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)

Bom, mas aí você me diz, o evangélico acredita em Jesus. Sim acredita. Mas acreditar é algo tão primário né?! Quero ver é VIVER essa fé.
Manter o bom caráter, rasgar o seu "eu" para fazer a vontade d'Ele. Nem sempre isso é fácil, não estou dizendo isso, mas pelo menos tem que haver esforço. Quer aprender a identificar um evangélico de uma pessoa de fé?

Evangélico
Se inebria com emoções momentâneas, adora uma música gospel, quanto mais chororô e mais sentimento melhor. Na minha antiga denominação o pastor, um bom homem, gostava dele até, mas muito equivocadamente, pregava aos prantos com a Bíblia em mãos. As pregações terminavam com a canção mais triste do mundo que sempre falava de coração. Eu saia de lá com os olhos inchados de tanto chorar e minha vida lá fora continuava a mesma desgraceira de sempre. =D

De Fé
Usa o racícionio e ainda que seu coração não queira fazer uma coisa ele faz, contrariando os seus quereres em prol de fazer a coisa certa. Lê a Bíblia e põe em prática ao invés de se emocionar com as mensagens. Por por em prática tem direito às promessas feitas por Deus e tem a consciência limpa (não por mérito próprio, mas por meio da fé). Hinos e louvores que exaltam a magnitude de Deus são ouvidos no lugar das emocionantes músicas góspeis (que na minha opinião em nada se diferem de um pagode româtico, aliás, acho mais honesto ouvir um bom Exalta ou Sorriso Maroto e se embriagar nessas emoções do que naquelas forjadamente chamadas de louvores e adorações).

Evangélico
É hipócrita. Chora um rio na igreja, se emociona com a pregação, mas sai de lá vazio. Volta a praticar as mesmas obras quando sai da sua instituição. Eu falo porque já fui assim, choravaaaaa, mas continuava mentindo, me prostituíndo, mau caráter.... crente que tava abafando, trocadilhos à parte haha.

De fé
Mata diáriamente sua carne, se esforça para obedecer e manter a integridade. Obviamente por amor a um Deus que ele conhece intimamente.