A falsa igreja de Cristo, descrita no livro de Apocalipse, foi responsável por disseminar pensamentos deturpados em relação à doutrina cristã. Mulheres sofreram séculos atrás de séculos sendo consideradas um ser secundário diante de Deus e dos homens, pautadas por interpretações diabólicas e mentirosas.
Eu poderia usar diversas passagens para provar que Deus não criou a mulher com propósito de ser um mero objeto para o homem. Elegi algumas para exemplificar.
Eu poderia usar diversas passagens para provar que Deus não criou a mulher com propósito de ser um mero objeto para o homem. Elegi algumas para exemplificar.
Só o homem é imagem e semelhança de Deus?
"E criou Deus o homem a sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27).
Observe que nesse versículo, em que é dito que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança há uma conclusão após os dois pontos: "homem e mulher os criou". O que se entende? A meu ver, acredito que no ver de pessoas inteligentes, o primeiro 'homem' da frase é sinônimo de Humanidade. O segundo sim, é a figura do sexo masculino. Há justamente as duas orações para que as pessoas pudessem entender que Deus criou homem e mulher a sua imagem e semelhança, não somente o homem.
Fomos criadas para quê?
"E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Gênesis 2:18).
Deus não disse "vou criar uma escrava sexual, uma empregadinha, um ser inferior a você", Ele criou uma Ajudadora (segundo o dicionário "Que ou aquele que ajuda"). Quem ajuda, sambemos que compartilha das mesmas ações ou pratica algo que facilite as ações de outro (Ajudar - Contribuir para que outrem faça alguma coisa. Favorecer; facilitar).
Mulher burra e objeto?
"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos." (Provérbios 14:1).
Olhem que coisa gloriosa. Deus chama as mulheres a usarem o seu intelecto a fim de edificar (Construir, fundar, induzir ao bem e à virtude, sentir-se induzido ao bem e à virtude - fonte)
a sua casa. E a mulher tola, aquela que não raciocina, derriba com suas próprias mãos. Ora, ser burra só serve para destruir tudo que se constrói com tanta dificuldade. E por mais sólidas que sejam suas obras, sua tolice vai derrubar tudo!
Submissão x subserviência
"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;" (Efésios 5:22).
Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, afirma nessa passagem que as mulheres devem (o verbo está no imperativo) se sujeitar aos seus maridos, bem como elas se sujeitam ao Senhor, nosso Deus. Sujeitar é obedecer, sacrificar sua própria vontade para fazer a de outrem. Mas a condição aqui é clara, sujeite-se ao marido, como se sujeita a Deus. Deus pede coisas absurdas? Tudo que ele pede é para o nosso bem, ou seja, a mulher só deve obedecer ao seu marido se aquilo for para o bem. Apanhar, ser traída, subjugada, humilhada, servil não é ser submissa aos olhos de Deus, é ser tola e subserviente. Só quem usa o raciocínio é capaz de compreender.
E, logo abaixo desse versículo o apóstolo exorta: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25).
Entendemos que o amor bíblico não é apenas um sentimento, mas uma entrega total e sacrificial (não à toa, Paulo o associa ao sacrifício de Cristo). Logo, o homem também deve sobrepujar suas vontades e convicções em prol do amor a sua mulher. Ficou claro? Se ainda não, vale frisar:
"Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja." (Efésios 5:28-29).
O homem é o cabeça da casa?
"Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo."(1 Coríntios 11:3).
Sabemos que o casamento é uma instituição, onde cada um tem o seu papel. Assim como numa empresa, ou corporação, é preciso uma distribuição de tarefas para que tudo funcione bem. Porém, isso não quer dizer que um não pode ajudar o outro em determinada ação. As funções não são engessadas. Usemos a cabeça!
Esse versículo pode ser visto como polêmico se observado com maus olhos, mas vamos procurar entender o que o apóstolo Paulo pregou à igreja de Corinto. Ele diz que Cristo é a cabeça do homem certo? Para depois dizer que o homem é cabeça da mulher. Ora, a mulher só pode se sujeitar a esse marido se ele se sujeita a Cristo. Um homem que se sujeita ao Senhor Jesus com certeza vai amá-la acima de si mesmo. Jamais será infiel, a vai agredir ou não será aberto as opiniões de sua mulher. E veja que ele faz questão de dizer que Deus é o cabeça do Senhor Jesus. As mulheres são comparadas ao Senhor, cujo nome é maior do que todo nome!
Vou continuar esse post falando das grandes mulheres bíblicas. Fortes, determinadas e inteligentes, fazem cair por terra essa papo de mulherzinha servil apregoado pela falsa igreja do Senhor.
"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." (2 Coríntios 3:6).