domingo, 18 de março de 2012

O pecado e as mazelas do mundo

Fome, guerras, sede, miséria, drogas, mortes, pedofilia, lixo, escassez.. a lista de mazelas que assolam esse mundo são incontáveis. Muita gente se pergunta "aonde está Deus, que não vê tudo isso?". Deus vê tudo isso sim. E tenho certeza que ele sofre. A resposta está numa única palavrinha que separa toda a criação de seu criador: o pecado.
Na sociedade de hoje é absurdo falar em pecado. Não à toa, ela foi deturpada durante séculos pela grande Babilônia - a falsa igreja de Cristo, citada na Bíblia. Desde a Idade Média, quando a Babilônia se tornou poderosa, o pecado foi associado à relação sexual, somente. Mas NÃO. Pecado não é o sexo, apenas, pura e simplesmente. O PECADO é a transgressão à uma determinada lei. É como uma infração, como avançar o sinal vermelho, só que a desobediência nesse caso, é quanto às leis de Deus. Isso não significa dizer que as desgraças dessa Terra são um "castigo divino", causado pelas transgressões humanas. O que acontece é que Deus é santo e um santo não pode habitar num ambiente impuro. A podridão desse mundo impede a ação do Divino por aqui.
Como poderemos cobrar algo do Senhor, sendo nós, senhores de nós mesmos? Fazendo nossas próprias vontades? Deus não é garçom, e sim, nós somos servos. Essa é a diferença.
Mas como saber o que é pecado? Através da Bíblia, conhecemos todas as atitudes que desagradam a Deus.
Posso listar algumas, muito características de nossa sociedade:
1. Adorar a outros deuses/idolatria - os da mitologia, os orientais, os ídolos de barro e madeira, a fama, a beleza, si mesmo. Praticamente tudo hoje em dia ocupa uma posição de deus, menos o Deus verdadeiro, o Deus de Israel.
2. A prostituição - nesse caso, o sexo é pecado. A prostituição é o sexo em troca de qualquer coisa: dinheiro, prazer momentâneo, status...
3. Embriagues- beber não é ilícito, mas embriagar-se desagrada a Deus. Nisso inclua se entorpecer.
4. Roubo, homicídios, ódio, facções, dissenções - esses são clássicos, aliás, são vistos como os únicos pecados (ouço muitos falarem: "Sou uma boa pessoa, não mato, não roubo, não faço mal a ninguém.. saiba que isso não é suficiente meu caro).
5. Infidelidade - temos que ser fiéis a Deus. Provamos nossa fidelidade, também, através do dízimo. A Bíblia é clara quanto a isso:  “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.” (Malaquias 3:8-9)
6. Negar Cristo como filho de Deus e Salvador da humanidade - Jesus derramou seu sangue justamente para que pudéssemos ser perdoados de todas essas transgressões, fomos literalmente comprados. Negá-lo é rejeitar a segunda chance que Deus nos deu, para nos reaproximarmos d'Ele.
7. Blasfêmias - todo mundo blasfema contra Deus, murmura, o culpa pela suas mazelas. Na realidade, falta olhar para si mesmo. Você é o único responsável pela sua desgraça. Volte-se para Deus, faça Sua Santa vontade e observe o milagre.
8. Consulta a espíritos, previsão de futuro e afins - "Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? (Isaías 8:19) e "Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles." (Levítico 20:27)
9. Mentira - essa até uma criança sabe que desagrada a Deus.

A lista é grande, e na realidade, como pecadores sempre vamos errar. O que claro, não é desculpa para insistir no erro. Devemos abandonar as transgressões e buscar fazer a vontade de Deus todos os dias da nossa vida. É na base do sacrifício mesmo, é por aí.